O QUE AVALIAR NA HORA DE ESCOLHER A COBERTURA DO SEGURO AUTO?

A cobertura do Seguro Auto é um dos pontos que merece mais atenção na hora de contratá-lo. Existe uma espécie de consenso entre as seguradoras, que oferecem uma cobertura básica muito semelhante. Mas são os pequenos detalhes que podem fazer a diferença para o seu caso. Há itens adicionais, assistências que são perfeitos para uma situação, mas não para outra. Diante disso, veja o que avaliar na hora de escolher a cobertura do Seguro Auto!

Avalie suas necessidades

A contratação de qualquer seguro deve ser precedida de uma análise das necessidades de proteção. No caso da cobertura do Seguro Auto, é preciso avaliar a frequência de uso do segurado. Alguém que circula com o veículo diariamente precisa de uma cobertura mais completa. O proprietário de um veículo de coleção, que não sai muito da garagem, precisa de uma cobertura contra roubo ou furto.

Cada caso demanda um tipo de seguro. Por isso, avalie suas necessidades para que você adquira somente as coberturas vantajosas ao seu veículo, no preço exato.

Conheça os tipos de Seguro Auto

Na hora de escolher a cobertura do Seguro Auto, o interessado deve saber quais os tipos de seguro desta modalidade. Eles variam conforme a cobertura. Veja:

  • Seguro compreensivo: cobertura mais completa e, por isso, mais cara. Indicada para veículos utilizados diariamente, que sofrem mais riscos;
  • Seguro de furto e roubo: proteção do veículo somente nos casos de subtração;
  • Seguro para terceiros: cobre danos causados a terceiros envolvidos no sinistro com o segurado. Pode ser contratada como complemento em outros tipos de seguro;
  • Seguro para passageiros: cobre danos pessoais, morais ou físicos sofridos pelos passageiros do veículo.

Estude a cobertura do Seguro Auto

A cobertura do Seguro Auto não se limita aos tipos de seguro mencionados. Existem outras coberturas adicionais que podem ser contratadas pelo interessado. As opções variam de seguradora para seguradora, motivo pelo qual é preciso pesquisar cada uma para avaliar a que melhor se encaixa na situação. Existe, por exemplo, cobertura para vidros e lanternas, assistência 24 horas, cobertura para o kit gás, proteção para o exterior, dentre outras.

Além disso, o interessado deve estar atento a dois pontos importantes: cobertura geográfica e exclusão de cobertura.

Boa parte dos seguros oferece uma cobertura nacional. Mas é preciso analisar o contrato para que essa condição esteja clara. Especialmente se existe um costume de viajar bastante com o veículo a ser segurado.

Sobre a exclusão de cobertura do Seguro Auto, o usuário deve avaliar essa questão antes da contratação. Saber o que não é coberto evita dor de cabeça em caso de problema com o veículo. Assim, o segurado saberá o que deverá pagar por conta própria no caso do sinistro. Em todo caso, é possível negociar com a seguradora.

Analise a franquia

A franquia é o valor que o segurado paga ao acionar o seguro para atender a um sinistro. Em geral, possui valor fixo determinado em apólice. É importante analisá-la na hora de contratar o Seguro Auto e saber em quais casos ela não é cobrada. É comum que não se cobre franquia em casos de sinistro integral, roubo ou furto, solicitação de serviços de assistência 24 horas e acionamento do seguro de terceiros.

Além disso, o interessado deve saber que existem três possibilidades de franquia:

  • Normal: valor normal estipulado pela seguradora;
  • Ampliada: franquia de valor maior, que torna o preço da apólice menor;
  • Reduzida: franquia de valor mais baixo, que torna o preço da apólice mais alto.

Avalie qual delas se adequa melhor às suas necessidades, pois cada uma apresenta suas vantagens. Na franquia reduzida, em caso de sinistro, o usuário paga menos pelo conserto do veículo, mas o seguro tem um custo maior. Por isso, é indicada para quem está sujeito a mais problemas no dia a dia.

Considere a assistência 24 horas

Muitas seguradoras oferecem assistência 24 horas como cobertura do Seguro Auto. Ela pode ser interessante em muitos casos. Entre os serviços prestados estão o reboque (guincho), reparos residenciais, pane seca, mecânica ou elétrica, carro reserva e outros. Quando for contratar o seguro, veja se essa assistência é interessante para você.

Na hora de avaliar a cobertura do Seguro Auto, considere suas maiores necessidades. Saiba os tipos de seguro e as coberturas existentes para que você não fique na mão. Avalie também as características do seu veículo, pois um equipamento de rastreamento no carro ou itens antifurto podem garantir um valor mais baixo.

Em qualquer caso, é muito importante contar com uma seguradora confiável.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *